CALDEIRADA DE PEIXE À PESCADOR
- pata-roxa
- 1 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2020
A mais emblemática iguaria da nossa terra: A CALDEIRADA.
É um prato verdadeiramente genuíno, assim como as suas gentes, porém com tanto de humilde como de saboroso, e merece, sem duvida figurar entre as melhores iguarias confecionadas à base de peixe da nossa gastronomia.
Reza a história que começou por ser um prato confecionado pelos pescadores locais, que à falta de conseguirem promover a venda de certos peixes menos apreciados pelas classes mais abastadas (tremelga, safio, tamboril etc.), foram apurando uma receita que inclui alem do pescado menos popular, alguns legumes que se cultivavam na terra (tomate, cebola, pimento e batatas)
RECEITA:
Corte, limpe e prepare o peixe (tamboril, safio, cação e se possível, tremelga) em pedaços grandes e lave-os. Descasque as cebolas e as batatas.
Unte o fundo de um tacho com azeite. Por cima disponha as cebolas em rodelas. Cubra com uma camada de batatas e, a seguir, com uma de tomate, ambas às rodelas. Se necessário forme várias camadas.
Disponha o peixe e cubra-o com rodelas de tomate e pimento às tiras. Tempere com sal. Regue com o restante azeite, o vinho branco, junte o piripiri e um pouco de cognac.
Leve a lume forte para levantar fervura. Com o lume brando, deixe cozer, com o tacho tapado. Vá sacudindo o tacho para não pegar. Logo que o pimento esteja macio, junte a salsa picada, retire do lume e sirva.

Comentários